domingo, 6 de outubro de 2013

Ergonomia-nr 17





O que é Ergonomia?
Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-RbSobDLS1pQ/TiGBUPOE-ZI/AAAAAAAABPI/LaU8kUx0SWc/s1600/ergonomia_esquema1.jpg
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um factor essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-IzpBFfX20T0/TiGBailXi0I/AAAAAAAABPM/inRHAH95Vkk/s320/ergonomia1.jpg

A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-BRbqWWrHqMI/TiGBgL9B3YI/AAAAAAAABPQ/zkGqeAXxH58/s1600/ergonomia1.gif

Alguns exemplos das áreas de actuação da ergonomia:

*No desenho de equipamentos e sistemas computorizados, de modo a que sejam mais fáceis de utilizar e que haja menor probabilidade de ocorrência de erros durante a sua operação – particularmente importante nas salas de controlo, onde existe uma elevada carga de stress.

*Na definição de tarefas de modo a que sejam eficientes e tenham em conta as necessidades humanas, tais como, pausas para descanso e turnos de trabalho sensíveis, bem como outros factores, tais como recompensas intrínsecas do trabalho em si.

*No desenho de equipamentos e organização do trabalho de modo a melhorar a postura e aliviar a carga de trabalho no corpo, reduzindo assim as Lesões Músculo-Esqueléticas do Membro Superior e as Lesões resultantes de Trabalho Repetitivo.

*Na arquitectura da informação, de modo a que a interpretação e uso de guias, sinais, e ecrãs seja mais fácil e sem ocorrência de erros.

*Na criação de acções de formação para que todos os aspectos do trabalho sejam compreendidos pelos trabalhadores.

*No desenho de equipamento militar e espacial – casos extremos de resistência do corpo humano.

*Na concepção de ambientes de trabalho, incluindo a iluminação e a temperatura ambiente, de modo a satisfazer as necessidades dos utilizadores e das tarefas executadas. Onde seja necessário, na concepção de equipamentos de protecção individual para o trabalho em ambientes hostis.

*Nos países em desenvolvimento, a aceitação e eficiência do uso de tecnologia básica pode ser melhorado significativamente.

É uma ciência multi-disciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica fisiologia, psicologia, etc…
Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-nkAPWTCOfaw/TiGBourhPeI/AAAAAAAABPU/YDtHyzlr5qE/s320/img-ergonomia.png

A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, actividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.
Descrição: http://3.bp.blogspot.com/-eguszRaXMZM/TiGBzNlAZ_I/AAAAAAAABPY/CIGPgZFUMUE/s1600/images.jpg